Todos nós sabemos que "é melhor prevenir do que remediar" e exames preventivos se tornam importantes para descoberta ou prevenção de várias doenças. Mas quais tipos de cuidados temos que tomar em cada fase da vida? Existem check-ups específicos para crianças, jovens e adultos?
Pensando nisso, recomendam-se exames para cada faixa etária e medidas para manter uma vida equilibrada e saudável. Alguns deles "podem" e outros "devem" ser feitos em determinados momentos da vida.
da infância à adolescência
Colesterol, Hemograma e Glicemia: esses exames "podem" ser realizados, se houver sintomas ou histórico familiar relacionados a tais problemas.
DSTs: "podem" ser solicitados para adolescentes que iniciaram a prática sexual.
a partir dos 20 anos
a partir dos 45 anos
Mamografia: pode ser feito em homens e mulheres, mas "deve" ser feito, rotineiramente, em mulheres após 50 anos de idade. Tem o objetivo de prevenir e detectar câncer de mama.
Teste ergométrico: feito através de exercícios físicos na esteira ou bicicleta ergométrica. Pode ser feito para quem quer iniciar alguma atividade física ou para quem tem sintomas específicos. O teste indica a existência de condições, como a aterosclerose, que podem precipitar um infarto.
Hemograma: deve ser feito anualmente a partir dos 60 anos e com esse exame é possível detectar anemia e outras doenças.
Ureia e creatinina: também deve ser feito anualmente a partir dos 60 anos ou em condições clínicas específicas. Através desse exame pode-se checar as funções renais e se houve alguma alteração.
Próstata: "deve" ser feito em homens a partir dos 40 anos de idade. Após os 50, o indicado é fazer anualmente, pois é o período que o risco de câncer de próstata aumenta. Podem ser necessários um ou mais dos seguintes exames para detectar a doença: o toque retal, a ultrassonografia e a dosagem do PSA no sangue.
Comentários
Postar um comentário