Endoscopia Digestiva Alta
Endoscopia digestiva – o que é?
Exame indicado para avaliação diagnóstica e tratamento de doenças da parte superior do tubo digestivo. O exame é realizado com anestesia tópica na garganta e sedação, utilizando medicação administrada por uma veia para permitir que você relaxe e adormeça.
Orientações gerais:
Jejum absoluto de 08 horas (não ingerir nenhum tipo de líquido ou alimento, inclusive água). Vir acompanhado por uma pessoa adulta, maior de 18 anos. Não dirigir após o exame.
Pacientes portadores de doenças cardíacas, hipertensos ou em uso de medicação contínua, podem fazer uso do medicamento no dia do exame, até as 6 horas da manhã, com pouca água. Pacientes diabéticos devem suspender os medicamentos para o diabetes no dia do exame. Após o exame você pode fazer uso da Insulina ou dos hipoglicemiantes orais próximo à primeira refeição do dia.
Paciente com mais de 85 anos ou com doenças cardíacas graves serão avaliados pelo médico Endoscopista antes de realizar o procedimento, podendo este ser suspenso em caso de contra-indicação.
Ainda na recepção, retire seus acessórios pessoais (carteira, óculos, brincos, colares, pulseiras, relógios, anéis, etc.) e entregue para o seu acompanhante.
Ao entrar na Sala de Endoscopia você será solicitado pela equipe de enfermagem a remover suas próteses dentárias. Logo antes do início do exame, a técnica de enfermagem irá lhe oferecer pequena quantidade de líquido contendo Dimeticona para retirar as bolhas de ar que se aderem à parede do estômago durante o procedimento.
O que acontecerá durante o exame?
A endoscopia digestiva alta não dói e não atrapalha em nada a respiração. Para que isso seja possível, é realizada a anestesia local da orofaringe (garganta) com spray de lidocaína e, em seguida, são aplicadas medicações sedativas e analgésicas de forma intravenosa. Eventualmente a medicação pode provocar sensação de ardência no local da infusão e no trajeto da veia puncionada.
Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser colhidas durante o exame, para análise microscópica detalhada. A duração média do procedimento é de 10 minutos.
Orientações pós-exame:
Após a endoscopia digestiva alta você não poderá dirigir automóveis, manusear instrumentos ou aparelhos de precisão durante 12 horas, pois sob efeito de sedativos, poderá cometer erros e sofrer acidentes. O sedativo que tem efeito calmante e hipnótico (sono) costuma também causar amnésia durante o exame e logo após o mesmo. Portanto, é comum que o paciente não se lembre da realização do exame e de alguns acontecimentos algum tempo depois.
Durante o exame endoscópico pode haver necessidade de realização de procedimentos adicionais, tais como biópsias, retirada de pólipos, dilatação ou outro procedimento. Nos casos de Convênios, serão solicitadas guias adicionais para autorização. Quando de exames Particulares, você será comunicado pela nossa equipe de apoio. Você receberá algumas informações e orientações de acordo com o que foi realizado.
A pressão arterial não sofre alterações significativas em decorrência do exame ou da sedação. O efeito anestésico na garganta permanecerá por cerca de 20 minutos, quando então a alimentação habitual estará liberada.
Caso você tenha recebido material para anatomia patológica (biópsias), não se esqueça de levá-las ao laboratório de Anatomia Patológica indicado.
Junte o resultado da biópsia (anatomia patológica), que será fornecido pelo laboratório, com o resultado do exame endoscópico para levá-lo ao seu médico(a) assistente.
Como você sabe, através da endoscopia, vários diagnósticos podem ser feitos. Há situações em que o endoscopista realiza biópsias para confirmar o diagnóstico ou para detectar alterações que não podem ser definidas apenas com a endoscopia. A biópsia raramente significa suspeita de uma doença grave. Portanto, não se preocupe desnecessariamente. Aguarde o resultado com tranquilidade. Atualmente é muito frequente que biópsias sejam realizadas para a pesquisa do Helicobacter pylori, bactéria presente no estômago em aproximadamente 80% das pessoas.
Você irá permanecer na sala de repouso por cerca de 10-30 minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para sua sedação desapareçam. Sua garganta pode ficar adormecida ou levemente irritada e você pode sentir um discreto empachamento no estômago.
Após o exame, você pode voltar a sua dieta normal assim que o reflexo da deglutição (engolir) esteja normal e a fazer uso de suas medicações rotineiras, a menos que tenha sido instruído o contrário por seu médico.
Instruções adicionais a respeito de seu problema e tratamento serão dadas na sua próxima consulta clínica.
Caso você tenha se submetido a um procedimento terapêutico, informações adicionais serão prestadas pelo médico endoscopista e/ou equipe de enfermagem.
Você pode sentir gases ou pequena distensão abdominal, pelo ar que foi introduzido através do endoscópio; contudo, isso passará rapidamente. Eventualmente pode apresentar queixa de dor no andar superior do abdome, mesmo após 24h de realizado o procedimento, o que é consequente à retirada de biópsias para análise microscópica da mucosa do tubo digestivo alto e para a pesquisa de Helicobacter pylori.
Em pessoas mais sensíveis, ou devido a dificuldades técnicas, pode ocorrer flebite (inflamação) ou hematoma (inchaço ou manchas arroxeadas) no local da aplicação da medicação endovenosa. Nestes casos, aplique compressas geladas no primeiro dia e compressas quentes nos dias seguintes. Em caso de rouquidão ou dor de garganta decorrentes da introdução do aparelho, sugere-se a realização de gargarejos com bicarbonato e água morna.
A duração de cada exame, incluindo dos pacientes agendados antes de você, pode variar em função de achados e procedimentos necessários em cada caso. Portanto, o horário de agendamento do procedimento é flexível, servindo apenas de referência para a chegada do paciente ao setor de endoscopia. Podem ocorrer atrasos em função de procedimentos que estão sendo realizados no paciente que o está precedendo, da mesma forma que o seu exame também pode atrasar. Contamos com sua colaboração no sentido de compreender tais atrasos.
Para facilitar a realização do exame e por medidas máximas de conforto e segurança, pode-se fornecer, se necessário, um atestado médico ao paciente, dispensando-o do trabalho naquele dia e uma declaração de comparecimento ao acompanhante.
PACIENTES DESACOMPANHADOS NÃO SERÃO SUBMETIDOS A EXAME !!!
IMPORTANTE
Os aparelhos são submetidos a rigorosa desinfecção conforme as normas técnicas exigidas, após cada exame, sendo esta uma preocupação constante para se evitar transmissão de doenças infecciosas.
Colonoscopia
Colonoscopia – o que é?
Exame indicado para avaliação diagnóstica e tratamento de doenças da parte baixa do tubo digestivo. O exame é realizado sob sedação, utilizando medicação administrada por uma veia para permitir que você relaxe e adormeça.
Orientações gerais:
A alimentação na véspera será a base de líquidos (veja as “Orientações e Preparo Intestinal”). Deve-se interromper a ingestão desses líquidos, inclusive água, três horas antes do exame. Vir acompanhado por uma pessoa adulta, maior de 18 anos. Não dirigir após o exame.
Pacientes portadores de doenças cardíacas, hipertensos ou em uso de medicação contínua, podem fazer uso do medicamento no dia do exame, até as 6 horas da manhã, com pouca água. Pacientes diabéticos devem suspender os medicamentos para o diabetes no dia do exame. Após o exame você pode fazer uso da Insulina ou dos hipoglicemiantes orais próximo à primeira refeição do dia.
Paciente com mais de 85 anos ou com doenças cardíacas graves serão avaliados pelo médico endoscopista antes de realizar o procedimento, podendo este ser suspenso em caso de contra-indicação. Ainda na recepção, retire seus acessórios pessoais (carteira, óculos, brincos, colares, pulseiras, relógios, anéis, etc.) e entregue para o seu acompanhante. Ao entrar na Sala de Endoscopia, você será solicitado pela equipe de enfermagem a remover suas próteses dentárias e será realizada troca de sua roupa, inclusive de peças íntimas, para viabilizar o exame.
O que acontecerá durante o exame?
A Colonoscopia (endoscopia digestiva baixa) é um procedimento de baixo risco, sendo realizado com o paciente deitado do lado esquerdo e sob sedação (adormecido). Eventualmente, a medicação pode provocar sensação de ardência no local da infusão e no trajeto da veia puncionada. Às vezes, pode-se sentir algum desconforto abdominal ou cólica durante o exame, mas isso é passageiro e incomum.
Se necessário, amostras de tecido (biópsias) podem ser colhidas durante o exame, para análise microscópica detalhada. Pólipos ou lesões passíveis de serem tratadas por Colonoscopia podem ser retiradas no mesmo ato. A duração média do procedimento é de 30 minutos, mas isso pode variar dependendo de cada caso.
Orientações pós-exame:
Após a Colonoscopia você não poderá dirigir automóveis, manusear instrumentos ou aparelhos de precisão durante 12 horas, pois sob efeito de sedativos, poderá cometer erros e sofrer acidentes. O sedativo que tem efeito calmante e hipnótico (sono) costuma também causar amnésia durante o exame e logo após o mesmo. Portanto, é comum que o paciente não se lembre da realização do exame e de alguns acontecimentos algum tempo depois.
Durante o exame pode haver necessidade de realização de procedimentos adicionais, tais como biópsias, retirada de pólipos, mucosectomia ou outro procedimento. Nos casos de Convênios, serão solicitadas guias adicionais para autorização. Quando de exames Particulares, você será comunicado pela nossa equipe de apoio. Você receberá algumas informações e orientações de acordo com o que foi realizado.
Caso você tenha recebido material para anatomia patológica (biópsias), não se esqueça de levá-las ao laboratório de Anatomia Patológica indicado.
Junte o resultado da biópsia (anatomia patológica), que será fornecido pelo laboratório, com o resultado do exame endoscópico para levá-lo ao seu médico(a) assistente.
Como você sabe, através da endoscopia, vários diagnósticos podem ser feitos. Há situações em que o endoscopista realiza biópsias para confirmar o diagnóstico ou para detectar alterações que não podem ser definidas apenas com a endoscopia. A biópsia raramente significa suspeita de uma doença grave. Portanto, não se preocupe desnecessariamente. Aguarde o resultado com tranquilidade.
Você irá permanecer na sala de repouso por cerca de 10-30 minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para sua sedação desapareçam.
Após o exame, você pode voltar a sua dieta normal assim que estiver mais disposto, dando preferência para alimentos bem cozidos e líquidos (dieta branda) no dia do exame, e a fazer uso de suas medicações rotineiras, a menos que tenha sido instruído o contrário por seu médico.
Instruções adicionais a respeito de seu problema e tratamento serão dadas na sua próxima consulta clínica.
Caso você tenha se submetido a um procedimento terapêutico, informações adicionais serão prestadas pelo médico endoscopista e/ou equipe de enfermagem. Nesse casos, você deve evitar atividades físicas, bebidas alcoólicas ou viagens durante 7 dias. Em caso de uso de medicamentos que possam alterar a coagulação, seguir a orientação médica.
Você pode sentir gases ou alguma distensão abdominal, pelo ar que foi introduzido através do endoscópio, contudo, isso passará rapidamente. Eventualmente pode apresentar queixa de dor no abdome, mesmo após 24h de realizado o procedimento, o que é consequente à retirada de biópsias ou demais procedimentos. Se necessário, você pode tomar Buscopan composto 40 gotas de 8/8 h e Simeticona 40 gotas de 4/4 h (caso não seja alérgico a essas medicações), até a melhora.
Em pessoas mais sensíveis, ou devido a dificuldades técnicas, pode ocorrer flebite (inflamação) ou hematoma (inchaço ou manchas arroxeadas) no local da aplicação da medicação endovenosa. Nestes casos, aplique compressas geladas no primeiro dia e compressas quentes nos dias seguintes.
Em caso de sangramento volumoso e persistente, dor abdominal forte, febre ou quaisquer outras anormalidades, procurar o Pronto Atendimento de referência.
A duração de cada exame, incluindo dos pacientes agendados antes de você, pode variar em função de achados e procedimentos necessários em cada caso. Portanto, o horário de agendamento do procedimento é flexível, servindo apenas de referência para a chegada do paciente ao setor de endoscopia. Podem ocorrer atrasos em função de procedimentos que estão sendo realizados no paciente que o está precedendo, da mesma forma que o seu exame também pode atrasar. Contamos com sua colaboração no sentido de compreender tais atrasos.
Para facilitar a realização do exame e por medidas máximas de conforto e segurança, pode-se fornecer, se necessário, um atestado médico ao paciente, dispensando-o do trabalho naquele dia e uma declaração de comparecimento ao acompanhante.
PACIENTES DESACOMPANHADOS NÃO SERÃO SUBMETIDOS A EXAME !!!
IMPORTANTE
Os aparelhos são submetidos a rigorosa desinfecção conforme as normas técnicas exigidas, após cada exame, sendo esta uma preocupação constante para se evitar transmissão de doenças infecciosas.
Comentários
Postar um comentário